Redação |
Cerca de um milhar de estudantes reuniram-se no Toural, em Ginzo de Límia, para realizar o já tradicional Abraço ao Rio Lima. A iniciativa cumpre a sua XIV edição com o objetivo de incutir nas novas gerações valores de amizade, respeito ambiental e a história comum.
Celebrado desde 2012, o Abraço ao Rio Lima simboliza a união entre Ponte de Lima e Ginzo de Límia geminados desde 1984. Este ano, o gesto fraterno foi realizado anteriormente na vila minhota como parte da VII Feira da Educação, Ciência e Tecnologia, que decorreu entre 14 e 17 de maio na ExpoLima.
Nesta edição, participaram os Centros de Educação Infantil e Primária Rosalía de Castro e Carlos Casares de Ginzo, Carlos Cid Arregui de Rairiz de Veiga, dos Brancos, Sandiás e Sarreaus, que se juntaram às turmas da Escola Básica de Ponte de Lima e do Centro Educativo de Refoios.
A programação deste XIV Abraço teve um prelúdio cultural com a atuação do Grupo de Danças e Cantares de Ponte de Lima. O evento contou ainda com a visita do alunado ponte-limiano ao Festival de Jardins de Alhariz, ao Centro de Interpetação de Aquis Querquennis, ao Museu Galego do Entrudo e à nascente do rio Límia.
No entanto, o dia foi também de reivindicação. Enquanto o alunado participava no abraço, um grupo de manifestantes concentrou-se para protestar contra a atual qualidade da água do rio. Manuel García, do Movimento Ecologista da Límia, acompanhado por membros da plataforma Água Limpa Já, sublinhou que “abraçar o rio significa que gostas dele e que não estás disposto a deixar que se contamine“. O ambientalista, lamentou que, nos catorze anos de história do evento, a situação ecológica do rio não tenha registado melhorias significativas.
Fonte das fotografias: Municípios de Ponte de Lima e Ginzo de Límia



